Cadastro Nacional de Concluintes CNC – MEC

Leia aqui informações sobre como fazer o Cadastro Nacional de Concluintes CNC do MEC, esse é um novo sistema criado pelo Ministério da Educação, gerenciado pela ferramenta no site do INEP, onde será feito os cadastro de diploma de egressos dos cursos de graduação e as informações passadas que serão validadas pelas instituições da educação superior devem ser vistas pela sociedade que quer verificar a autenticidade do certificado do cidadão formado no curso superior.

O Sistema para Cadastro Nacional de Concluintes foi criado pelo Mec para acabar com as vendas de diplomas no Brasil e deve estar disponível a partir do mês de maio e todos os alunos do país que estão para terminar o ensino superior devem se cadastrar para que o diploma seja validado.
CNC MEC INEP

Como vai funcionar o CNC MEC – Cadastro Nacional de Concluintes

O Inep deve disponibilizar o sistema para que o estudante faça o cadastro e depois de feito é a vez da instituição da educação superior informar a conclusão do curso e a emissão do diploma e assim as informações serão validadas e essas podem ser acessadas por todos que desejam conferir a veracidade do diploma. Próximo passo é o egresso e o empregador preencher um questionário e depois disso o Inep analisa e divulga apenas informações relevantes para a sociedade, tudo nesse sistema.

Graças a essa medida criada pelo Mec não será mais possível as pessoas fraudarem o diploma do curso superior, pois é a coisa mais comum entre as mais diversas profissões, até mesmo na área da medicina, a compra do diploma.

Mesmo sabendo que é um crime, as pessoas ainda cometem esse tipo de fraude, e têm áreas que se o profissional não tem o curso completo, pode trazer riscos muito grandes para uma pessoa ou para muitas pessoas, exemplos : médico que vai fazer um cirurgia plástica e não tem o conhecimento completo ou na área que está atuando, um engenheiro civil que pode errar no projeto ou no planejamento ou na gestão de uma construção ou em outra área como química…

Quando o aluno pega seu diploma validado pela instituição onde cursou, é porque ele finalizou e passou no curso, aí sim esse profissional é de confiança e com esse as empresas e instituições públicas e privadas podem contar com seus serviços com toda a segurança.
Graças ao sistema CNC todos os diplomas cadastrados são confiáveis, já que as instituições do ensino superior e o Instituto Inep têm acesso ao que o graduado informar por ele. Só tem validade o diploma cadastrado no sistema, mas só é obrigado o cadastro das pessoas que estão no último ano de graduação, quem terminou nos últimos 5 anos não tem obrigação de fazer o cadastro, faz se quiser, mas com certeza o diploma cadastrado terá muito mais valor e passará mais confiança ao empregador.

Inscrição do aluno concluinte no CNC – Mec

Para fazer inscrição o aluno deve preencher o formulário seguindo orientações da IES, essa quem registra os diplomas e atualiza os mesmos e toda a sociedade fica sabendo se o graduado se formou de verdade, em qual curso ele possui formação e até quando e em qual instituição fez o curso. O sistema deve começar a valer a partir deste mês de maio.

Confira informações sobre o CNC no portal do Mec portal.mec.gov.br e na mesma página podem ser conferidas também informações sobre Grupo de Trabalho de Avaliação do Desempenho da Educação Superior criado pelo Mec para estabelecer novos indicadores de qualidade do curso superior no Brasil.

Verifique também o documento Apresentação feita pelo Ministério da Educação. Informações mais detalhadas sobre o Cadastro Nacional de Concluintes estão bem abaixo neste mesmo documento.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *