FIES 2017 Inscrições

Você que pretende ingressar em uma graduação paga neste ano aproveite para fazer a inscrição no FIES 2017 do primeiro semestre 2017 com a ajuda do governo federal, que vai abrir inscrições Fies 2017 no mês de fevereiro 2017 através do site fiesselecao.mec.gov.br para processo seletivo dos candidatos que vão fazer curso superior pago em SP, RJ, MG, PR, SC, RS, ES, DF, GO, PE, PR, AL, CE, PA, AC, AM, MT, TO onde há diversas instituições privadas que oferecem graduação paga financiada pelo Fies – Fundo de Financiamento Estudantil do Mec.

FIES 2016




O Governo Federal acaba de confirmar a abertura de vagas FIES 2017 1º semestre e essa é sua chance de financiar seus estudos pelo programa de financiamento do ensino superior que tem grande importância para quem deseja fazer graduação paga e de qualidade, oferecida por instituições que tenham seus cursos avaliados e aprovados pelo Mec e que tenham adotado o Fies.

Instituições de SP que financiam seus cursos pelo FIES

Anhanguera, Faculdade Morumbi Sul, São Camilo, Centro Universitário Senac, Faculdade São Paulo, PUC SP, Instituto Superior de Interlagos, Universidade de Santo Amaro, São Judas Tadeu, Nove de Julho, Anhembi Morumbi e outras de São Paulo e de São Bernardo, Suzano, Guarulhos, Diadema, Cotia, Taboão da Serra, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Campinas, Bauru e de muitos outros municípios.

    • FIES Rio de Janeiro 2017
      Faculdade SENAI Rio, Estácio de Sá, Cândido Mendes, São Judas Tadeu, São Camilo, PUC Rio, Centro Universitário Carioca e outra do Rio de Janeiro, Campos do Goytacazes, Niterói, Macaé, Nova Friburgo, Resende, Volta Redonda, Petrópolis, Duque de Caxias, Barra Mansa, Teresópolis e outras cidades.




  • Fies 2017 Bahia
    Faculdade Delta, Maurício de Nassau, Dois de Julho, CIMATEC, Castro Alves, Estácio, Faculdade de Tecnologia e Ciências, São Camilo, Facul. Vasco da Gama, Uni. Católica e outra da cidade de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus, Camaçari e mais.
  • Minas Gerais – Fies 2017
    UNA, Estácio, Cotemig, Pitágoras, Faculdade Kennedy, Fumec, Universidade Vale do Rio Verde, Faculdade Minas Gerais, Escola de Engenharia Kennedy, Centro Univ. Newton Paiva, São Camilo e mais instituições situadas em Belo horizonte, Betim, Curvelo, Divinópolis, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia e de outras regiões.
  • Fies Paraná 2017
    Faculdade Curitibana, Centro Universitário Internacional, Estácio, Ensitec, PUC, Fae Centro Universitário, Faculdade Opet, Faculdade de Tecnologia Integral, INESUL, Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing, Faculdade Curitibana e outras de Curitiba, Cascavel, Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Castro, Colombo, Paranavaí, Umuarama e mais.
  • Fies 2017 DF
    Oferecem cursos financiados pelos FIES o Centro Universitário de Brasília e do Distrito Federal, Escola de Direito de Brasília, Anhanguera Taguatinga, Faculdade de Direito de Brasília, Anhanguera, Estácio, Faculdade SENAC, Faculdade de Projeção de Taguatinga, Sobradinho e de Planaltina e muitas outras.


    Como conseguir financiar seus estudos usando o FIES 2017

Quem tem interesse em financiar um curso de graduação pelo Fies deve ter participado de alguma edição do ENEM de 2011 a 2016 e ter ficado com nota de 450 pontos acima nas provas e já está matriculado na instituição onde vai cursar e para conseguir o benefício, é necessário que o candidato não tenha feito curso superior, ter renda familiar que não ultrapasse a 2 salários mínimos e meio por pessoa.

A classificação dos candidatos vai sendo feita pela ordem de maior nota no Enem edando preferência a quem não concluiu o ensino superior.

Depois de divulgada a lista dos classificados – pré-selecionados, serão divulgadas as vagas não ocupadas, então quem tiver interesse pode participar da lista de espera e poderá ocupar uma dessas vagas.

O estudante que conseguir a vaga, vai procurar sua instituição de ensino para validar as informações em um prazo de 10 dias e depois ir até uma agência financiadora do Fies (Banco do Brasil ou Caixa), o prazo é de até 10 dias, contando a partir do terceiro dia útil após validar as informações.

FIES 2017 Inscrição

Serão abertas dia 07 de fevereiro pelo site fiesselecao.mec.gov.br e haverá diferentes períodos de seleção conforme o perfil do candidato. Prazo vai até 10 de fevereiro 2017 e para se inscrever informe o CPF e data de nascimento, que ao sistema vai fazer análises das informações e assim saberá se o candidato participou do Enem a partir de 2010 ou não, aí ele o direciona para as próximas etapas do cadastro.

Leia também

Cursos preparatórios gratuitos para o próximo Enem e vídeo-aulas e simulados online grátis na Hora do Enem MEC – Preparatório para o Enem  aqui !

Dicas do Blog

O edital FIES primeiro semestre 2017 está para ser divulgado e a consulta de vagas poderá ser realizada logo mais. Importante ler as informações sobre Fies antes de efetuar a inscrição, quem optar em usar a nota do Enem, deve saber que não pode ter ficado com nota abaixo de 450 pontos e, com certeza vai ter que apresentar documentos que comprovem a renda familiar na hora de pedir o benefício. Depois do prazo de inscrição, o Mec faz a pré-seleção dos alunos beneficiados, mas ainda tem a parte de apresentação de documentos para pedir o financiamento.

Sendo assim, é importante ler com atenção como funciona o Fies, se você têm todos os requisitos exigidos e ainda, se a instituição que está matriculado financia seus cursos pelo Fies.

Outra coisa, o aluno tem que pagar a taxa de juros a cada 3 meses durante o período do curso e depois do término do mesmo, então precisa incluir o valor nas despesas trimestrais de casa, pois é importante manter o pagamento em dia, mas o curso pode começar a ser pago até depois de 18 meses que o mesmo acabar.

Saiba mais sobre o Fies e nomes de instituições que financiam cursos de graduação pagos, nesta página : sisfiesportal.mec.gov.br

12 Comments

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *