fiesselecao.mec.gov.br/ 2016-2 Fies Inscrição

Você que pretende financiar a faculdade ainda em 2016 deve ficar atento para se inscrever no site fiesselecao.mec.gov.br/ 2016-2 vagas remanescentes, para participar do processo de seleção e pedir o financiamento estudantil FIES 2016 2º semestre, saiba que já tem data de inscrição definida pelo Mec vão até dezembro de 2016 e veja também informações sobre as mudanças que serão feitas no Fies, como a redução mínima do valor das prestações, alterações dos cursos durante o período de inscrição e entre outras mudanças feitas para beneficiarem os estudantes que vão financiar seus estudos pelo programa.

O “novo” governo acaba de divulgar as datas para começar as inscrições no FIES segundo semestre á partir do dia 22/08 de 2016 e podem se inscrever pessoas que participaram de uma das edições do Enem de 2010 a 2015 e ficaram com nota de 450 pontos acima na prova de conhecimentos gerais e nota acima de zero da redação e que tenham renda familiar de até 2,5 salários mínimos vigentes por pessoa.
FIES 2016-2

fiesselecao.mec.gov.br/ 2016-2 Fies Inscrição

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal gerido pelo Mec pode ser usado pelos candidatos do Enem que vão fazer graduação paga avaliada e aprovada pelo Mistério da Educação, em diversas instituições privadas do país, onde vão poder financiar seus estudos e só pagar depois de formado, tendo como responsabilidade durante tiver fazendo o curso, o pagamento da taxa de juros a cada trimestre.

O que o Mec mudou no FIES 2016-2

Cursos com prioridade nas vagas ofertadas
Cursos de graduação da área da saúde agora passam a ser 50% de prioridade nas vagas, cursos de engenharia agora são 40% se tornando os melhores cursos do país, e os das áreas de licenciatura, pedagogia e normal superior que eram 20% agora são apenas 10% na prioridade.

Valor mínimo das mensalidades que antes era de R$ 100 agora será de R$ 50 para melhor facilitar a vida do povo que busca por um bom curso de graduação pago.

 

Por enquanto não da para saber quais instituições vão abrir vagas pelo FIES, pois o programa só abre inscrição em junho, mas se acessar o site sisfiesportal.mec.gov.br da para conhecer quais delas foram aprovadas pelo Mec, pois se tiverem nessa lista, poderão estar com vagas abertas no site do processo seletivo Fies. Para ver a lista, clique em Instituições Participantes, depois estado e município. Depois disso da para fazer simulado do seu financiamento também, informe quantidade de semestres que tem o seu curso e verá o resultado.

Inscrição Fies 2016-2

Devem ser realizadas no site fiesselecao.mec.gov.br . O edital já está disponível para o FIES 2016 vagas remanescentes do segundo semestre e tem datas para inscrições estipuladas conforme as situações a seguir :

  • Inscrições de estudantes que não tem graduação e que foram pré–selecionados no Fies 2º/2016 e ainda não tem contrato para financiamento acontecem entre os dias 22 e 28 de agosto de 2016.
  • Inscrições de estudantes que já possuem diploma de graduação, selecionados no processo FIES 2016-2 e ainda sem contrato de financiamento devem se inscrever do dia 26 até 28 de agosto de 2016.
  • Inscrições Fies vagas remanescentes para estudantes sem graduação e sem matrícula definida acontecem de 29 de agosto até 05 de setembro de 2016.
  • Para estudantes graduados e sem matrícula as inscrições das vagas remanescentes durante os dias 01 a 05 de setembro de 2016.
  • Inscrições de estudantes sem graduação e já matrículados acontecem de 29 de agosto até 02 de dezembro de 2016.
  • Inscrições de estudantes com graduação e já matriculados será 02 de setembro até 02 de dezembro de 2016.

Se quiser acompanhe a divulgação realizada pelo presidente Temer nas informações sobre Fies segundo semestre 2016 no Portal do Mec portal.mec.gov.br

Outra regra do Mec

A partir de agora todos os estudantes concluintes do ensino superior terão que fazer o cadastro do diploma de graduação. O Mec tomou essa medida para acabar com as fraudes dos diplomas do ensino superior que tanto vem ocorrendo, pois muitos “profissionais” dizem que tem curso completo de graduação e possui o certificado superior, mas as vezes pode ser comprado e assim consegue enganar o empregador.

Agora com a plataforma Cadastro Nacional de Concluintes fica fácil de cadastrar o diploma e assim não tem como a pessoa comprar o documento. Todas as informações contidas no site são de confiança, pois quando o aluno fazer o cadastro, a instituição onde cursou deve validar as informações passadas e tudo que tiver no site será supervisionado pelo INEP. Também foi criado pelo Mec o Grupo de Trabalho de Avaliação do Despenho da Educação Superior, e nele devem estar 15 instituições, confira aqui 

Um Comentário

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *