Inscrições ENEM 2016 e Simulado

Fique sabendo sobre a abertura de inscrições ENEM 2016 que já tem data definida pelo Mec por meio do cronograma de inscrição e data da prova e resultado Enem 2016 que será aplicada em todo o país por dois dias, no mês de novembro e sobre novas regras do Enem 2016. Atenção, tire aqui suas dúvidas sobre como se inscrever para participar do exame que está marcado para dia 05 e 06 de novembro 2016. Em nosso site você pode se informar mais sobre o Enem, saber para que ele serve e como se preparar através de simulados gratuitos online para se sair bem na prova que não é fácil e precisa estudar muito para ficar com uma boa nota em conhecimentos gerais e na redação.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é uma grande oportunidade para o brasileiros e é através dele que os jovens e adultos podem conseguir o curso tão sonhado. Mas não é só participar do Enem que vai conseguir vaga numa ótima instituição do ensino superior, tem que tirar um boa nota no exame, aí sim, as chances serão bem altas.
Enem 2016

Inscrição Enem 2016

Serão abertas em maio 2016 no site enem.inep.gov.br onde podem se inscrever todos que gostariam de participar da prova 2016 e usarem nota para concorrer a graduação gratuita, graduação paga por meio de bolsa integral ou parcial, financiar os estudos, bolsa de estágio no exterior, concorrer aos cursos técnicos gratuitos Pronatec e até para certificado do ensino médio, esse é para quem não o concluiu.

Vale a pena investir na preparação para o exame pois com boas notas do Enem, o estudante pode conseguir vaga por meio do :

SISU – sistema abre inscrição para vagas em graduação gratuita oferecida em instituição do ensino superior pública, duas vezes no ano aqui sisu.mec.gov.br;

PROUNI – abre inscrições duas vezes no ano para oferecer bolsas de estudo em graduação paga oferecida em instituição da educação superior privada- siteprouni.mec.gov.br;

FIES – programa do Mec fiesselecao.mec.gov.br que financia graduação paga à quem tem renda familiar de até dois salários mínimos federais por pessoa e que tenha ficado com nota mínima de 450 ponto no exame;

SISUTEC – sistema do Mec que abre inscrição duas vezes por ano pelo sisutec.mec.gov.br para processo seletivo de candidatos que possuem o Enem e querem usar a nota para concorrerem aos cursos técnicos subsequente gratuitos pelo bolsa Pronatec, ofertados nas mais diversas instituições do país;

Ciências Sem Fronteiras – programa do MEC e MCTI que promove intercâmbio para estudantes de graduação e pós para que possam fazer estágio em outro país – conheça www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Agora que você já sabe em que as notas do podem ser utilizadas, faça o Enem, assim as chances de estudos serão maiores e terão muito mais portas abertas para estudo no Brasil e exterior.

Como se preparar para o Enem 2016

Estude muito para participar do Enem, tem gente que mesmo tendo finalizado o ensino médio há pouco tempo recorrem aos cursos preparatórios gratuitos ou pagos. Para facilitar a vida de todos, levar conhecimento no mesmo nível para todos os brasileiros, sendo os que estão terminando e os que já finalizaram o ensino médio em escola pública ou privada, o Mec criou a Plataforma Hora do Enem – Simulado Enem no TV Escola, onde todos têm acesso ao conteúdo de estudo elaborado para cada candidato de acordo com o curso que pretende faz, veja abaixo como funciona.

Ao acessar o site tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem você faz o cadastro na Plataforma de Estudos, informando qual curso vai fazer e quantas horas por dia tem para se dedicar aos estudos. Além da oportunidade de estudar online, o participante ainda poderá fazer simulado do Enem que vai ser feito em 4 datas neste ano – em abril, junho, agosto e outubro. Confira todas as informações sobre curso preparatório Enem no site acima.

Para os participantes do Enem 2016 que está marcado 05 e 06 de novembro às 13h30, devem ser aplicadas novas regras, que é o reconhecimento individual digital na ficha de identificação – um autoadesivo e um aplicativo para celular com informações sobre a prova, além das demais regras já aplicadas no exame anterior.

ENEM 2016 Participe

Faça sua inscrição no site enem.inep.gov.br entre 09 e 20 de maio 2016. Edital Enem 2016 ainda não saiu, mais está disponível edital 2015 e nele o candidato encontra informações sobre programa de provas, que são conteúdos por disciplina. Os editais estão em PDF, TXT e em Libras, acesse o que você pode ler.

O segredo para se dar bem no Enem é saber interpretar, saber ler as perguntas e descartar as alternativas que não fazem sentido e saber onde há pegadinhas, ou seja, raciocinar, por mais que o tempo seja curto é importante ler, pensar, descartar para depois escolher a alternativa que mais lhe pareça correta, sem falar na redação que precisa ser bem elaborada e a nota é obtida por meio de vários requisitos, como : domínio da escrita formal, compreensão da proposta dada, saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações e dar opiniões e argumentar em defesa de um ponto de vista.

Uma boa dica para o candidato que nunca participou do Enem é conhecer as provas anteriores do Enem 2015, 2014, 2013…. Acesse as provas e responda sem ver o gabarito, pois no site do Enem ficam as últimas provas aplicadas e gabaritos, que, aliás, é um ótimo treinamento para quando for fazer o exame não ficar perdido, mas além disso estude pelo Hora do Enem, quanto mais estudar, melhor.

O Enem á para todos, por isso há diferentes formas de atendimento, como tipo de prova para mudo, surdo, cego, com letras maiores para quem enxerga mal, fácil acesso para deficientes físicos, prova em horário diferente para sabatistas, dentre outras formas para que ninguém fique de fora da prova nacional.

Informações para pessoas que precisam de atendimento especial no dia da prova

Com deficiência : apresentar documentos comprobatórios assinado pelo médio que o acompanha, para atendimento especial no dia.

Quem guarda os sábados, grávidas ou amamentando, idosos, estudante em classe hospitalar : pedir atendimento diferenciado.

Pessoas com mudanças de sexo : essas que querem usar o nome social precisam mandar de 01 a 08 de junho uma cópia de um documento de identificação, foto e o formulário que estará no site para ser atendido pelo nome que deseja. Essa opção é possível na página do candidato participante, onde entra com CPF e senha cadastrados.

Informações no Portal do Mec portal.mec.gov.br. Para tirar dúvidas sobre o Enem o candidato pode ligar no : 0800 616161.

5 Comments

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *