Inscrições IBGE 2016 Concurso

Saiba onde e como fazer a inscrição IBGE 2016 veja aqui como participar do processo seletivo de candidatos do concurso IBGE 2016 Agente de Pesquisas por Telefone no Rio de Janeiro e Agente de Pesquisas e Mapeamento com visitação em outros estados, as inscrições online no site www.cesgranrio.org.br/concurso-ibge para vagas abertas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Amazonas, Pará, nos demais estados e no Distrito Federal, onde precisam de profissionais para cumprirem função de pesquisas, agendamento de entrevista, coletas de dados geográficos e outras funções que atribuem ao cargo. Fique sabendo como participar do Concurso 2016 IBGE lendo mais informações em nosso site informativo.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística abre inscrições pelo site da Fundação Cesgranrio e divulgou dois editais um para o IBGE 2016 RJ com vagas para Agente de Pesquisas e Supervisor de Pesquisas, e os outros estados as vagas são para Agente de Pesquisas, o concurso oferece mais de 7 mil vagas para novos colaboradores temporários que vão ingressar no trabalho no segundo semestre 2016 .
IBGE 2016

Leia também : Hora do ENEM 2016 Simulado online do MEC e cursos preparatórios gratuitos para o Exame Nacional do Ensino Médio, estude aqui é grátis !
O IBGE é uma instituição pública federal responsável pelas pesquisas e atualização da realidade do país, pela contagem da população, pesquisas sobre a economia e sua evolução através do trabalho e como as pessoas vivem. Suas unidades estão em todas as regiões do país, sendo unidades estaduais, setores de documentação e disseminação de informações e agências de coleta que podem se encontradas nos principais municípios.

Para a realização das pesquisas é usado o Censo Demográfico IBGE por meio de profissionais que fazem visitas nas casas e nas empresas. Pesquisas feitas em casa servem para o governo saber sobre a realidade do povo que muda a toda hora, como nascimento de mais um membro na família, a perca de trabalho de alguém ou ingresso em um emprego, ingresso na escola do ensino básico ou em curso básico ou no ensino superior e mais. Depois de coletar os dados eles vão atualizando no sistema, isso acontece a cada 10 anos do Brasil e é muito importante para o povo e para o lugar onde vive.

Para realização dos serviços nos órgãos do IBGE em 2016 no cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento, serão selecionadas 7.500 mil pessoas e essas vão trabalhar coletando de dados, fazendo agendamento de entrevistas dentro do prazo estipulado, dando suporte para realização de atualização de levantamentos geográficos, na preparação de materiais para coleta de dados e de imagens de satélite e fotografia, suporte na coleta de coordenadas geográficas do levantamento cartográficos e geodésicos entre outras funções por um ano.

O processo seletivo será feito por meio de prova de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, sendo 60 questões no total. Prova de raciocínio lógico serve para avaliar a relação entre pessoas, lugares e outras condições e a avaliação é pela estrutura lógica, lógica de argumentação, diagramas lógicos, aritmética, álgebra e geometria básica.

O candidato com interesse pelas vagas deve ter idade mínima de 18 anos, o ensino médio completo, estar em dia com suas obrigações como cidadão e precisa ter boa capacidade auditiva e de comunicação, ter atenção à leitura e interpretação de mapas e se possuir habilitação poderá dirigir veículo próprio da instituição ou locado, caso tenha necessidade.

Candidatos que passarem no processo seletivo vão cumprir jornada de trabalho de 40 horas por semana em contrato de um ano, porém durante um ano todos serão avaliados, a avaliação vale nota.

Inscrições IBGE 2016 Concurso

Para participar faça sua inscrição no site da Fundação Cesgranrio responsável pelo processo seletivo www.cesgranrio.org.br/ibge 2016, no período de 21 de junho a 19 de julho de 2016. A escolha do local da prova pode ser feita no momento de fazer a inscrição. A taxa custa R$ 30,00.

A prova IBGE 2016 está marcada para dia 04 de setembro 2016 das 13h às 17h. Gabaritos saem dia 05, imagem do cartão resposta em 30 de setembro. Resultado final em 03 de outubro 2016.

Vagas por estado e no Distrito Federal

São Paulo – 850 vagas
Rio de Janeiro – 713 vagas
Minas Gerais – 636 vagas
Espírito Santo – 244 vagas
Paraná – 415 vagas
Santa Catarina – 282 vagas
Rio Grande do Sul – 420 vagas
Goiás – 282 vagas
Distrito Federal
Mato Grosso do Sul – 169 vagas
Mato Grosso – 175 vagas
Bahia – 454 vagas
Ceará – 408 vagas
Maranhão – 218 vagas
Paraíba – 203 vagas
Pernambuco – 353 vagas
Piauí – 153 vagas
Sergipe – 136 vagas
Tocantins – 104 vagas
Alagoas – 208 vagas
Rio Grande do Norte – 157 vagas
Estado do Acre – 118 vagas
Pará – 215 vagas
Amazonas – 195 vagas

Confira Edital IBGE 2/2016 ao cessar o site acima e no mesmo site há Edital IBGE 3/2016 com informações sobre processo seletivo das vagas abertas no mesmo período para cargos de Agente de Pesquisas e Supervisor de Pesquisas no Rio de Janeiro.

14 Comments

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *