Inscrições IFMA 2017 Cursos Técnicos

Cursos Técnicos gratuitos no Maranhã aulas 2017, se você gostaria de fazer curso de qualidade e de graça no Instituto Federal Maranhão, já pode se inscrever para participar do processo seletivo, inscrições IFMA 2017 estão abertas para seleção de candidatos com interesse pelos cursos técnicos primeiro e segundo semestre 2017 oferecidos em São Luis, Caxias, Bacabal, Açailândia, Codó, Alcântara, Imperatriz, Grajaú, Timon, Barra do Corda, Santa Inês, São José do Ribamar, Buriticupu e em outras cidades, onde ficam os campi que ministram cursos da área tecnologias de produção alimentícia, produção industrial, recursos naturais, informação e comunicação, segurança, produção cultural e design, infraestrutura, gestão, controle e processos industriais e mais que fazem parte do catálogo nacional cursos técnicos Mec.

Instituto Federal do Maranhão têm 5,9 mil vagas em quase 40 cursos técnicos gratuitos IFMA 2017

As vagas cursos técnicos IFMA 2017 devem ser ocupadas exclusivamente pelos estudantes que vão fazer o primeiro ano do ensino médio pela modalidade integra 2017 – curso técnico junto com o ensino médio dentro da instituição, pelos estudantes que já estão matriculados no ensino médio e concluintes do ensino médio que vão fazer apenas curso em campus do Instituto no primeiro ou segundo semestre 2017, pela modalidade concomitante e subsequente.
Instituto Federal Maranhão

Para todas as modalidades há vagas para cursos que começam no início de 2017, mas apenas estudantes e egressos do ensino médio podem concorrer as vagas dos cursos que começam no meio do ano. As aulas devem ser ministradas em 26 campi incluindo campus Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo em São Luis, campus avançado Carolina, campus avançado Pedreira, campus avançado Rosário, Porto Franco, campus avançado Viana.

Cursos técnicos que estão com inscrições abertas pelo IFMA 2017

Cursos da área Recursos Naturais

Técnico em Agropecuária – área que forma profissional para atuação como técnico para planejar e executar projetos relacionados com sistemas de irrigação e uso da água, também para selecionar, produzir e aplicar fertilizantes, sementes, medicamentos, vacina, pastagens e mais, e com esse nível de conhecimento tem capacidade de manejar animais por categoria, instalações rurais, pode realizar trabalhos na área da agroindústria, além de muito mais atividades que trazem melhorias nas propriedades rurais, cooperativas e associações rurais, empresas comerciais agropecuárias e outros ambientes.

Técnico em Agronegócio – técnico dessa área tem capacidade de realizar a gestão de negócios agrícolas e através do conhecimento obtido no curso, pode coordenar operações de produção, armazenagem, processo de distribuição de produtos agrícolas e seus derivados, também a integração de gestão agrícola e comercialização e mais.

Técnico em Aquicultura – já o técnico em aquicultura cuida de sistemas de cultivos de vidas aquáticas como peixes de água doce e marinhas, reconhece espécies e tipo de nutrição que se aplicada a ela, também verifica a qualidade da água, reconhece melhor área geográfica para estabelecer novas áreas de cultivo, sempre utilizando a tecnologia para produção, manejo e beneficiamento do pescado e o foco é a grande produção para suprir o mercado.

Técnico em Agroecologia – técnico formado nessa área deve implantar sistemas de produção nas áreas agrícolas, ensina técnicas de produção orgânica observando a conservação do solo e água, pode devolver técnicas de conservação e armazenamento de matérias-primas, processamento de industrialização dos produtos agrícolas em vários campos, onde precisam desses profissionais que são tão importantes para agricultura.

Outros cursos técnicos IFMA : Técnico em Biocombustíveis, Automação Industrial, Informática para Internet, Redes de Computadores, Logística, Design de Móveis, Eletromecânica, Cozinha, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Programação de Jogos Digitais, Metalurgia, Agroindústria, Alimentos, Análises Químicas, Guia de Turismo, Eletrônica, Edificações e outros que podem ter vagas para período da manhã, tarde e noite.

Inscrições IFMA 2017 Cursos Técnicos

Estão sendo efetuadas no site www2.ifma.edu.br/seletivo2017 e seguem abertas até 26/09. Escolha a opção Não tenho cadastro caso não tenha e preencha o formulário, quem já tem cadastro pode ter acesse ao site por meio do CPF e senha.

Prova IFMA processo seletivo 2016-2017 – 04/12/2016

Resultado IFMA – 10/01/2017

Matrículas dos candidatos – a partir de 12/01/2017.

Dicas e orientação – escolha da vaga

Na hora de escolher curso por vaga e campus, observe tipo de vaga que pode concorrer, o Instituto oferece vagas para egressos de escola pública com renda familiar mínima que é 1,5 salário mínimo por pessoa e para renda familiar acima desse valor que fazem parte do sistema de conta, e vagas apara pessoas com deficiência e para ampla concorrência. Se optar pela vaga do sistema de cotas precisa comprovar que cursou em escola pública, mas se for vaga do sistema de cota e renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, deverá comprovar a renda familiar no dia de matrícula.

Para saber se pode concorrer vaga com renda familiar mínima, faça junto com a família a soma da renda de todos que trabalham e depois divide o valor por todos os moradores da residência. Se o valor for acima de 1,5 salário mínimo por pessoa, escolha vaga do tipo renda superior a 1,5 salário mínimo. Quem não cursou em escola pública deve escolher vaga de ampla concorrência, informações completas no edital que está no site portal.ifma.edu.br/ifma-abre-inscricoes-para-o-processo-seletivo-2017

2 Comments

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *