Plataforma Freire 2016 Inscrição

Olá Professor, saiba que o Mec publicou o calendário do sistema Plataforma Freire 2016 que abre inscrições com mais de 100 mil vagas para serem ocupadas por professores da rede pública de ensino que precisam da formação profissional, através de estudo presencial em instituições federais de RJ, SP, MG, SC, PR, RS, ES, BA, PE, GO, DF, RN, MT, PA, AL, PB e os demais estados ou para estudo Graduação a distância 2016 pela UAB, vagas devem ser abertas por meio do novo plano de cursos desenvolvido pelo Ministério da Educação, é a Rede Universidade do Professor.

Pela Plataforma Freire 2016 estarão disponíveis para inscrição cursos de licenciatura para professores que atuam na rede municipal e estadual, onde dão aulas para alunos do ensino fundamental ou médio, mais que ainda não possuem a formação nem em licenciatura e nem de nível bacharelado.
Plataforma Freire 2016


Plataforma Freire é um sistema do Mec gerenciado pela Capes onde são publicados os cursos e vagas por estado, cidade e instituição, e acontece o processo de inscrição do candidato e as informadas passadas pelo candidato são avaliadas se validadas pelas secretarias de educação municipais e estaduais e por fim as instituições acessam as relação de professores classificados para registro dos alunos. Tudo acontece na Plataforma Freire.

Por meio da Plataforma Freire todos os professores do Brasil terão a oportunidade de se inscreverem em um curso de licenciatura abaixo:

  • Licenciatura em Biologia
  • Lic. em Matemática
  • Licenciatura em Física
  • Licenciatura em Geografia
  • Letras/Português
  • Licenciatura em História
  • Licenciatura em Química
  • Licenciatura em Ciências

Os cursos abertos que são oferecidos pela Rede Universidade do Professor, são para formação inicial dos professores efetivos e que dão aulas para alunos dos ensino fundamental II e para o ensino médio mais não possuem formação na área que está atuando.

As vagas oferecidas no segundo semestre 2016, são para curso da Primeira Licenciatura que é para docentes sem curso superior.

Só em 2017 é que as vagas devem ser abertas para três categorias, como :

Primeira Licenciatura – curso para professores que não possuem graduação;

Segunda Licenciatura – essa modalidade é para docentes que possuem licenciatura mais dão aulas em disciplinas diferentes de sua formação;

Pedagogia – curso para professores que tem graduação mais não tem o curso de licenciatura.

Opinião do blog sobre as oportunidades para os professores

Professores que se encaixam na categoria, formação profissional incompleta, não podem deixar de se inscrever para obter seu diploma em licenciatura que é extremante importante. A licenciatura habilita o profissional na área específica que esteja atuando ou em outras áreas, para que ele possa dar aulas nos anos iniciais ou anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio e depois esse professor pode até fazer mestrado, ou mestrado e doutorado e até pós-doutorado para lecionar numa universidade e também pode fazer um curso de especialização depois da licenciatura.

Fazendo o primeiro curso, que é a porta aberta para mais oportunidades na vida, o profissional se torna um professor habilitado e com isso pode ir buscando mais opções de estudos como já mencionado acima, para deixar seu currículo bem mais atrativo.

Os curso têm uma duração de até 4 anos, por isso eles é tão importantes, pois oferece a formação completa, tornando o ensino de qualidade que vai fazer toda diferença em sala de aula e na formação dos alunos, já que é isso que tá faltando para que o ensino público melhore, pois o professor estará habilitado e capacitado para a tal função.
Então se você é um desses profissionais que desejam o título de licenciatura, essa é sua chance de se inscrever para concorrer a uma das 105 mil vagas ofertadas pelo governo, por meio do Mec. Confira calendário Abaixo.

Plataforma Freire 2016 – Inscrição

Começa em 05 de abril e finaliza em 05 de maio de 2016 no site freire.capes.gov.br/2016. As inscrições devem ser validadas pelas secretarias da educação de 06 de maio a 06 de junho 2016.

O resultado do processo seletivo cursos de licenciatura 2016 sai até 30 de junho 2016 e os aprovados de acordo com o número de vagas, vão dar início nos cursos no segundo semestre 2016. A prioridade é dos cursos a distância, oferecidos pelo sistema UAB.

Mais oportunidades para professores

Parfor – Plano Nacional de Formação de Professores que oferece cursos gratuitos para professores de licenciatura, segunda licenciatura e formação em pedagogia, vai abrir inscrições no primeiro semestre de 2017. Confira mais informações sobre Parfor no final do artigo publicado no site da Capes www.capes.gov.br. Depois de lê as informações do site, acesse um link escrito Parfor Presencial.

Informações completas sobre vagas para professores 2016 na Plataforma Freire 2016, estão no portal do Mec, veja : portal.mec.gov.br/parfor-2016

23 Comments

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *