Prouni 2016-2017 inscrições Bolsas Estudos Grátis

Confira o novo calendário  Prouni 2016 que abre inscrições para vagas remanescentes para Bolsas de Estudos 2016 governo federal para estudantes de instituições de ensino superior privado, interessados deverão se inscrever  entre os meses de agosto e novembro de 2016 no site siteprouni.mec.gov.br para seleção de candidatos interessados pelas bolsas de estudos integrais e parciais oferecidas em instituições privadas como Bras Cubas, Anhanguera, Estácio, Unip, Puc, Anhembi Morumbi, São Judas Tadeu, UNA e muitas outras instituições de SP, RJ, PR, SC, RS, RN, PE, PB, MT, MS, AC, TO, AM, BA, MG e demais regiões.

O Prouni 2016 abre novamente seu sistema de inscrições, desta vez é para distribuir cerca de 57 mil bollsas de estudos que não foram ocupadas no processo de seleção anterior, é a chance para quem ainda não fez a matrícula na instituição de ensino, estes estudantes tem até 26 de agosto de 2016 para concluir a inscrição.

Para estudantes que estão matriculados e precisam de uma bolsa para auxiliar o pagamnto dos estudos o prazo para se inscrever no Prouni 2016-2 vai até o dia 14 de novembro 2016.

Prouni 2016

Para poder concorrer às bolsas do Prouni o candidato precisa preencher alguns requisitos como ter participado do Enem 2015, ter obtido nota de 450 pontos acima e não ter zerado a redação e ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa se for pedir bolsa integral e renda familiar de até 3 salários mínimos se for pedir a bolsa parcial de 50% correspondente ao valor do curso.

Vale a pena ler também sobre :

Hora do ENEM MEC – Simulado e dicas de cursos preparatórios gratuitos para o ENEM 2016, clique aqui ! 

Inscrições FIES 2016, outra alternativa para quem deseja fazer uma graduação mas não tem condições de arcar com as despesas do estudo é se inscrever no FIES 2016 – Financiamento Estudantil para graduação em instituições privadas disponibilizado pelo governo através do MEC , veja aqui neste artigo como e quando fazer a inscrição aqui!

PROUNI 2016 MEC

– Programa Universidade para Todos gerenciado pelo Mec tem a finalidade de oferecer bolsas de estudos sendo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas do ensino superior aos candidatos egressos do ensino médio da rede pública e da particular onde cursaram como bolsista integral e para professores da rede pública, o candidato que já tiver matriculado também pode pedir a bolsa.

Professores efetivos que atuam em escolas da rede pública não precisam comprovar renda desde que o interesse seja pelos cursos de licenciatura.

Diversas instituições privadas de todo o país oferecem bolsas de estudo pelo programa, como a PUC – Pontifícia Universidade Católica que fica em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul

Inscrições Prouni 2016 vagas remanescentes

O MEC abriu inscrição para o Programa Universidade para Todos e os interessados em bolsa de estudos de nível superior tem até o dia 26/08 para estudantes não matriculados e a data limite de inscrição até 14/11/2016 para estudantes já matriculados em uma instituição, o candidato a bolsa deve realizar a inscrição no site siteprouni.mec.gov.br. Ao acessar a página de inscrição o candidato deve informar número de inscrição e senha do Enem e número do CPF para depois iniciar a inscrição, o candidato pode se inscrever em até dois cursos e instituições.

Todos os candidatos inscritos e classificados vão ter certeza se conseguiram a bolsa integral ou parcial depois que a instituição do ensino superior aprovar todos os documentos entregues pelo candidato.

Todas as informações sobre o Prouni 2016 estão neste link, prouniportal.mec.gov.br nele dá para ver nomes de todas as instituições que participam do programa. Quem ja tem em mente a instituição que vai pedir bolsa, pode entrar em contato para saber se a mesma vai participar do Prouni.

Dicas do blog

Você que vai se inscrever no Prouni para pedir uma bolsa, seja integral ou parcial, verifique primeiro se você atende a todos os requisitos, como a renda familiar. Para saber se a renda da sua família é compatível, faça a soma da renda bruta de todos que moram na mesma casa, mas é a renda mensal, ou seja, renda fixa, depois divide por todos da residência, se o valor for até 1,5 salário por pessoa, você pode pedir a bolsa integral, e se der até 3 salários, pode pedir bolsa parcial.

É muito importante fazer os cálculos primeiro pois na hora de fazer a matrícula deve entregar documentos que comprovem isso, e se a renda for superior e 3 salários, o candidato perde a chance de conseguir bolsa pelo Prouni.

Se a renda de sua família permita que você consiga apenas bolsa parcial, financie o curso pelo Fies, mas ver primeiro se a instituição escolhida aceita Prouni e Fies.

Leia informações sobre o Prouni no site do Mec portal.mec.gov.br

6 Comments

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *