Estudar Enem 2016 Provas Anteriores 2015, 2014 e 2013

Saiba o que estudar para a prova do Enem 2016, conheça o conteúdo das questões das provas anteriores e gabaritos das edições do Enem de 2015, 2014 e 2013 para se preparar melhor e obter boa nota na prova do Enem 2016, exame que vai ser realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016 destinado aos candidatos que fizeram a inscrição e pagaram o boleto, a participação é importante para garantir vaga nos processos seletivos do ano que vem, e ingressar em graduação gratuita pelo Sisu 2017, curso técnico Pronatec 2017 ou aproveitar os benefícios do Prouni e Fies 2017.

O Enem 2016 vem aí e milhares de pessoas que sonham com a faculdade pública ou privada devem participar da prova. Quem participar e tiraras melhores notas na prova Enem 2016, sabe que terá grandes chances de ser aprovado em processo seletivo 2017 em programa como Fies para financiar os estudos ou Prouni para pedir bolsa de estudo em instituição participar ou pelo sistema Sisu do Mec caso queira fazer graduação gratuita, mais ainda tem chance e tentar curso técnico gratuito do Pronatec por meio do sistema Sisutec.
Mande Bem no Enem

O candidato com notas do Enem pode concorrer a graduação gratuita através do Sisu ou paga pelo Prouni ou Fies no primeiro ou no segundo semestre de 2017. Diversas instituições brasileiras aceitam alunos aprovados no Enem nos dois períodos do ano, mas no primeiro semestre há muito mais opções de cursos e instituição participantes.

Leia também :

Cursos gratuitos Enem 2016, simulado online, video-aulas e cursos preparatórios de graça !

Programas e sistemas do Mec que aceitam notas do Enem em processo seletivo

SISU – sisu.mec.gov.br
PROUNI – siteprouni.mec.gov.br
FIES – fiesselecao.mec.gov.br
SISUTEC – sisutec.mec.gov.br

No Exame Nacional do Ensino Médio – Enem todos podem participar, mesmo sendo pessoas com necessidades especiais, quardadores do sábado, pessoas que mudaram de gênero e querem usar o novo nome social, ou seja, não há restrições para participação da prova, mas quem precisa de atendimento especial precisa informar no ato da inscrição e se for especial, ter documento que comprove sua condição.

Participantes do Enem fazem prova de conhecimentos gerais – língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, física, educação, física, matemática, biologia, química, geografia, história, filosofia, sociologia, informática e a redação, essa tem um grande peso na nota final do Enem.

Tem vários meios de estudar para o Enem, pode ir estudando provas anteriores do Enem e também pode fazer cursinho preparatório gratuito. Há cursinho do Enem online como o Hora do Enem horadoenem.mec.gov.br que foi desenvolvido pelo Mec e oferece planos de estudos e simulados do Enem, mas têm outros sites que também oferecem o curso de graça.

Provas anteriores do Enem

Para ver provas e gabaritos passados do Enem 2015, 2014 e 2013, acesse o site do INEP portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos, nele você confere assuntos por caderno e veja um por vez, treine por meio dos assuntos dos cadernos.

Quem fez inscrição no Enem 2016 vai fazer a prova dia 05 e 06 de novembro às 13h30 e no dia precisa ir de acordo com as regras do programa, levar documento de identificação e caneta com tinta preta e transparente para fazer a prova do Enem. Aparelho celular ou outro eletrônico deve ser desligado e guardado no porta objetos com lacre fornecido ao candidato. Saiba que para todos os participantes será feita a identificação biométrica em formulário específico, que é a primeira vez aplicada no Enem.

No siteenem.inep.gov.br/duvidas-frequentes, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem e ver todas regras aplicadas aos participantes.

Dicas para os leitores

É importante participar do Enem e estar bem preparado, pois não dá para tirar boas notas se ir lá escolher uma resposta no “chute”, precisa aprender a interpretar o texto, entender sobre o assunto e isso só é possível se estudar e treinar com as provas anteriores.

Para se preparar para o Enem, você pode aproveitar os estudos oferecidos pelo MEC através de Simulados e Vídeo-aulas da Hora do ENEM , pode também ler nosso artigo sobre cursos preparatórios onine e gratuitos para o Enem 2016  é só acessar as provas anteriores, ler com atenção mais de uma vez a qustão e se concentrar nas alternativas. Vai descartando respostas menos prováveis para sobrar apenas uma alternativa, um exemplo muito bom é do caderno azul 1 da prova de 2014, na primeira questão tem uma charge e na charge há um índio que serve como ponte para vários fios que representam a rede de telefonia no Brasil. Antes de responder o aluno deve olhar bem para imagem e o que ela está mostrando.Costumo fazer esses testes e esse já tinha feito antes de ver essa resposta do caderno. O que observei foi que os fios vão do Amazonas e Pará para Prata e Rio Grande, então fui descartando as respostas que achei que tinha nada haver mesmo tendo um índio na figura, pois é uma questão geográfica, então a resposta óbvia é a última, essa : possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.

Para saber a resposta de uma questão como essa o aluno precisa entender de geografia. Importante estudar mapas, precisa conhecer os estados e quais regiões eles pertencem, como os estados do Nordeste, quais são do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Por incrível que pareça, muita gente confunde as regiões do Brasil, não sabe dizer onde fica cada estado e capital.

Então, acesse os cadernos de 2013 a 2015, tente responder a perguntas, vai treinando que pode ajudar muito no dia da prova e faça cursinho também, ainda mais se já terminou o ensino médio há um bom tempo, boa sorte!

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *