Trocar Multa de Trânsito por Advertência, aí não precisar pagar

Sabia que você pode trocar a multa de transito por advertência? Isso é possível e muita gente deixou de pedir esse benefício por não conhecer esta lei que beneficia o consultor que comete uma infração leve ou média, esta é uma medida adotada para motorista cuidadoso mas que por um descuido levou uma multa considerada leve ou média, esse motorista pode entrar com recursos para transformar a multa em advertência e aí não precisa pagar pelo valor e nem levar os pontos na sua CNH.

Trocar multas de trânsito por advertência é o direito do condutor, mas nem todos podem pedir a troca da multa e pontos por advertência, o motorista precisa ter um bom histórico e não ter levado o mesmo tipo de multa em menos de um ano. O prazo para fazer o pedido é de até 30 dias, contando a partir da data da notificação que chega em casa antes da multa, sendo o mesmo prazo para pagamento da mesma.
Trocar Multas

A notificação pode ser envida pela Prefeitura, governo do estado ou federal, que vai depender de onde foi multado. Se a multa que chegar em casa foi aplicada pela prefeitura, a pessoa deve procurar uma unidade do Detran, e se a multa foi encaminhada pelo Detran, a pessoa pode pedir o benefício pela internet, no site do Detran.

Quem consegue não paga a multa e nem leva os pontos na carteira, esse é o medo de todos que se são multados, já que quando chega em certo de nível de pontuação o motorista perde a carteira e com isso o direito de dirigir.

Lembrando que a pessoa que foi multada por uma infração leve oi média pode entrar com recurso para se livrar da multa mas, primeiro vai ser avaliado seu histórico, se for um infrator com um histórico pesado por muitas infrações ou infração igual a mesma em menos de um ano, impossível de conseguir. Só será avaliada a situação do consultor nos últimos 12 meses, contanto a partir da data da última infração.

Exemplos de Infrações Leves 

-Estacionar em lugar proibido
-Estacionar distante da guia – de 50 cm a 1 metro
-Dirigir sem os documentos – do carro e a habilitação
-Dirigir sem os cuidados de segurança
-Parar o carro em faixa de pedestres ou na calçada
-Dirigir na faixa direita de circulação exclusiva
-Buzinar sem necessidade

Tipo de Infração Média

-Velocidade um pouco acima da média permitida no local
-Transitar com o carro no dia do rodízio
-Fala no celular ou usar fones de ouvido enquanto dirige
-Excesso de peso no veículo
-Conduzir o carro com problemas na iluminação
-Conduzir fora da faixa
-Estacionar na contramão
-Parar em cima da faixa de pedestre quando o sinal fecha
-Deixar de acender a luz baixa a noite quando está dirigindo
-Para o carro onde a guia é rebaixada – onde tem guia rebaixada é local para saída e entrada de carro
-Placa do veículo diferente da que está no documento
-Deixar passar o prazo para transferência de documento do veículo que é no máximo de 30 dias

Leia o documento escrito pelo CONTRAN www.denatran.gov.br/Resolucoes e fique sabendo sobre seus direitos! A resolução está em VI – Da Penalidade de Advertência por Escrito, onde diz : “Em se tratando de infrações de natureza leve ou média, a autoridade de trânsito poderá, de ofício ou por solicitação do interessado, aplicar a Penalidade de Advertência por Escrito”.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *